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terça-feira, janeiro 30, 2007

Blackton e o "The Enchanted Drawing"

James Stuart Blackton foi um típico representante do chamado lightning sketches, atividade em que o desenhista tinha sua performance filmada mediante um engenhoso plano de efeitos de truncagem - susbstituição por parada de ação.

Esse fenômeno marca, para muitos autores, o surgimento da animação e desfruta de grande aceitação pelo público do início do século 20. É bem verdade que essa prática não se ajuste plenamente ao conceito mais formal de Cinema de Animação em que o movimento é obtido ou elaborado passo a passo, ao contrário do cinema de ação direta. Na verdade, Blackton desenvolveu uma espécie de hibridismo em seu desenho: performance ao vivo seguida de truncagens tal qual Melies. Entretanto, é com Blackton que temos, de fato, esta técnica aplicada ao desenho. Sem sombra de dúvidas, temos ai o marco inicial deste gênero de cinema. Em sua obra "Humorous Phases of Funny Faces", de 1906, vemos, desde os créditos de abertura, uma animação mais vigorosa, fato que responde satisfatoriamente a questão levantada no título desta postagem.

No filme acma é possível perceber o grau de criatividade de Blackton. O "The Enchanted Drawing" de 1900, traz efeitos que ainda hoje nos despertam curiosidade, mesmo com a fácil compreensão de sua realização. A retirada da garrafa do quadro negro é o auge do filme. O interessante é perceber em qual momento se dá a parada da filmagem. Neste caso, assistimos a uma subversão da técnica da parada (base do stop motion) para a criação de pequenas surpresas visuais. Não há enredo propriamente dito e a "brincadeira" se resume às surpresas citadas.

O truque por trás de "The Enchanted Drawing"

O filme tem duração de aproximadamente um minuto e meio. De início Blackton desenha sua cria, em seguida uma taça e uma garrafa de vinho. A partir de então lança mão das "paradas" e interage com o desenho com uma continuidade espantosa. A retirada da cartola da cabeça do senhor segue a linha da maestria, pois não percebemos falhas no encaixe dos desenhos. O planejamento de Blackton é esplêndido, e deixa muita gente de queixo caído, mesmo com as facilidades da tecnologia de edição de vídeo digital. Finalmente, os objetos são devolvidos ao desenho.

É conferir para crer, mas lembrem-se de que o ano é 1900.

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