Páginas

sábado, janeiro 27, 2007

Animação e sociedade

Estava eu aqui pensando em animação...

A animação pode ser encarada também como ambiente para simulação? Explicando melhor...


Entendendo a animação - aqui me refiro a produção principalmente do desenho animado - como um "ambiente audiovisual" de condições herméticas e produzidas sobre total controle do seu autor, não seria factível pensá-la como um mundo fantástico - e consequentemente ideal - para a discussão de temas de relevância social?

Penso nisso quando também penso na responsabilidade social do comunicador - em especial o animador - para com o projeto político-ideológico da sociedade. Seja para cristalizar suas premissas e hábitos, seja para inserí-los num processo de reflexão e contestação.

Esse seria nosso papel? Recortar o que há na sociedade que desejamos perpeturar e valorizar, ao passo, que excluamos da discussão o que não nos serve como projeto de sociedade?

2 comentários:

Unknown disse...

É márcio, eu também concordo com essa questão social na animação. Os russos investem neste sentido, financiando uma animação nacional voltada para a educação de sua juventude. No Brasil, educação é mais uma problemática.

Quando conheci o desenho "Avaianas de Pau" e toda a sérir do Mundo Canibal eu fiquei intrigado. O trabalho é super bem feito, mas a proposta é meramente satírica. Eles poderiam chegar na questão da violência contra a criança de uma forma mais séria. Mas é claro que se trata de uma visão particular. Claro, não acho que os desenhos façam apologia à violência contra as crianças, mas poderiam ser usados para denunciar e conscientizar mesmo de forma satírica.

Joanne Mota disse...

Acho louvável a posição de Marcio sobre o assunto, mas talvez eu seja suspeita em falar, já que a animação, pra mim hoje, se tormou alvo de muita pesquisa e distração.
Mas partindo desse raciocínio, vejo que podemos ir ainda mais londe com os nossos porjetos. Pois a animação é ainda uma criança que precisa conhecer novos horizontes e se fazer conhecida - especialmente em nosso círculo.
Estava eu assistindo uma entrevista com Ariano Suassuna, na qual ele deixava claro seu amor pela arte, especialmente no que se refere à arte em cordel. Ele ressalta ainda a vontade de ver uma obra contando a história de sua origem - do cordel. Então, parafraseando Marcio, porque não cristalizar essa ideia
e criar um trbalho partindo dessa temática. Passei muito tempo pessando sobre isso e acho que pode ser um ponto de partida muito interessante, contar a historia do cordel com o proprio cordel - nesse caso cordel animado. Fica aí a sugestão para um trabalho que, além de ratificar a responsabilidade social, vai demonstrar a verdadeiro objetivo de nosso grupo.