Scanimation é uma técnica inventada e patenteada pelo artista óptico Rufus Butler Seder, inventor e cineasta que passou a se interessar pela arte óptica quando entrou em contato com os brinquedos ópticos.
A base dessa técnica é o kineticard (1997, patente americana nº 5901484), que consiste em um cartão composto por duas partes: uma de papel, onde são desenhados os seis frames da animação (no mesmo quadro); outra de plástico (com finas tiras pretas e tiras transparentes), que ficam sobrepostAS ao papel com desenho.
A ilusão de movimento aqui se dá da seguinte forma: na folha de papel, os seis quadros estão colocados como se tivessem sido fatiados verticalmente em finas fatias e colocados no papel seguindo uma ordem: Horizontalmente coloca-se a 1ª fatia de cada quadro (1, 2, 3, 4, 5, 6.), depois a 2ª de cada quadro e assim sucessivamente até a sexta fatia do sexto quadro. Há também uma margem branca, com medida correspondente ao de seis fatias destas, antes e depois do desenho.
O plástico é sobreposto ao desenho de modo que somente as seis tiras do primeiro quadro da animação é visível. Quando este plástico (que contem tiras verticais pretas e tiras transparentes, com espessuras iguais aos do desenho, colocada de forma intercalada) é movimentado na horizontal nós só vemos as tiras do desenho que estão posicionadas sob a parte transparente do plástico. Daí vemos um quadro de cada vez. A velocidade da animação é o agente que mdetermina ao mover o plástico sobre o papel.
Confira algumas obras deste artista: www.eyethinkinc.com
Em 1992 Rufus desenvolveu a técnica que ele chama de LIFETILES (azulejos vivos), murais de azulejos que são animados à medida que nos movimentamos paralelamente a eles.
Recentemente chegou ao Brasil o livro “Galope!”, da editora sextante, de autoria de Rufus Butler Seder. Neste livro infantil há várias páginas com animação de movimento de animais em scanimation intercalando a história infantil.