A Animação fornece uma multiplicidade de sentimentos aos povos que a vêem. Alguns podem vê-la como um escape de suas vidas diárias, outros podem vê-la como simples diversão, e ainda a muitos que a vêem como algo que pode tocar fundo nossas almas.
É com esse pensamento que o Studio Ghibli foi fundado em 1985, sua perspectiva é trabalhar buscando somar de maneira harmônica os três pontos acima citados. Seus filmes como: Nausicaã, Princesa Mononoke, Túmulo dos Vaga-lumes, entre outros conseguem invadir nosso espaço, fazendo uma releitura de nossos conceitos e realizando uma mudança, que segundo Hayao Miyazaki coordenador e diretor do studio, renova nossas vidas.
O estúdio Ghibli cria sua arte com o objetivo de trazer à tona a criança que existe dentro de nós, mantendo um espírito vivo e fornecendo a informação de maneira simples e detalhada. Seus animes são famosos no mundo inteiro por suas histórias belíssimas e de cunho social (daí ser conhecida como a "Disney" japonesa), boa parte dos longas japoneses famosos são de sua própria autoria. Seu filme de estréia oficial no cinema foi Laputa. Desde essa época o Ghibli tem produzido muitos longa-metragens em animação de grande qualidade. Sua produção mais recente foi o Tales from Earthsea, dirigido por Goro Miyazaki (filho de Hayao Miyazaki), lançado no dia 29 de Julho de 2006.