Páginas

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Ralph Bakshi - O gênio da animação underground

A animação de Ralph Bakshi é bastante agraciada por considerar em sua temática uma discussão até então inédita nos longas de animação dos anos 60 e início dos anos 70. Diferentemente de Disney, Bakshi se volta para temas como sexo, drogas, política etc.

Israelense, radicado em Nova York, Bakshi formou-se pela High School of Arts & Design e trabalhou em diversos estúdios de animação. Inicialmente atuava como clean up man, passando ao posto de cell painting. Em seguida, tornou-se animador elaborando seqüências para o famoso Super Mouse e os personagens Faisca e Fumaça.

Ao deixar os estúdios de animação da Paramount, Bakshi montou seu próprio estúdio em 1968, o Ralph´s Spot. Neste período, produziu e dirigiu "O Homem Aranha" e diversos filmes publicitários. Em 1972, é lançado com grande sucesso "Fritz, The Cat", inspirado no personagem de Robert Crumb. Em 73, "Heavy Traffic" traz animação e ação ao vivo no mesmo filme, sendo também um grande sucesso de crítica. Em seguida veio "StreetFight", de 1975, e "Wizards", de 1977, também com grande sucesso de crítica. Nestes trabalhos, Bakshi embora se utilizando de filmagens ao vivo, ainda não havia aplicado a rotoscopia, técnica inventado pelos irmãos Fleischer, na década de 20.

Em 1978, Ralph Bakshi lança "O senhor dos Anéis", baseado na obra do britânico John Ronald Reuel Tolkien. A idéia era produzir dois longas, mas somente o primeiro foi finalizado. É nesta obra que Bakshi se utiliza amplamente da rotoscopia para produzir uma animação extremamente realista. Em 1980 é lançado "Hey, Good Looking", também se utilizando de filmagens ao vivo, mas não da rotoscopia. Em 1982, temos "American Pop" e em 1983, "Fire & Ice", ambos rotoscopiados.

A partir de então, Bakshi dedica-se a uma série de produções, inlcuindo um video clip para os Rolling Stones, uma série de desenho para a rede de televisão CBS, "As aventuras do Super Mouse", "Cool World" e outros. Sem sombra de dúvidas, a genialidade de sua obra consiste na conciliação de sua primoroza técnica com um olhar único acerca do universo adulto, aliando sátira à uma crítica política objetiva.

Como sugestão, o
site oficial de Bakshi traz uma série de informações acerca de sua trajetória, incluindo entrevistas, galerias de imagens, filmografia etc. É só conferir...

Um comentário:

Joanne Mota disse...

É isso aí!!! É sempre bom saber que temos alternativas a Disney - não que o studio não agrade - mas o que Ralph executa é de profundo conceito. São produções como essa que demonstram quão gradioso é o campo da animação, campo esse que dá a possibilidade de se enveredar por qualquer caminho sem perder a essência do conceito animação. Bom, de Ralph, posso dizer que gosto muito das obras que tive contato, e suas animações de cunho crítico me chamam muito a atenção, tanto como consumidora quanto como aspirante-pesquisadora na aréa.